SOBRAS DE ALIMENTOS - SAIBA O QUE NUNCA DEVE SER REAQUECIDO

Um hábito muito comum é guardar sobras de comida na geladeira ou congelar para comer depois. É importante saber quais alimentos não deveriam ser reaquecidos, pois podem causar problemas à nossa saúde. Veja aqui o que fazer... 
Muitas pessoas não consomem todo o alimento em uma única refeição e tem o hábito de aquecer as sobras das refeições e consumir no dia seguinte ou até no outro dia...  A maioria dos alimentos suporta normalmente o reaquecimento, uma ou duas vezes... mas saiba que alguns alimentos são prejudiciais à saúde se forem reaquecidos, são eles: 
- Espinafre
Assim que fizer o espinafre refogado ou cozido você pode consumi-lo quentinho. Mas se ele esfriar, seja no mesmo dia, no outro dia, ou depois de congelado, prefira comer frio.  Você nunca deveria reaquecer o espinafre, pois ele contém alta taxa de nitratos, que se transformam em nitritos, quando aquecido outra vez. E, infelizmente, os nitritos podem ser cancerígenos.
- Aipo
O aipo é muito utilizado em sopas e, assim como o espinafre, o aipo também contém também nitratos. No momento do aquecimento das sopas, eles se transformam em nitritos. Por isso, sempre que reaquecer uma sopa desse tipo, você tem que retirar o aipo e consumi-lo frio.
- Beterraba
A Beterraba deveria ser consumida sempre crua, mas muitas pessoas a apreciam quente ou mesmo depois de cozida, comer fria, em saladas. Da mesma forma que os alimentos anteriores, a Beterraba também possui nitratos que passam a nitritos, quando for reaquecida!
- Batata
Este alimento é muito comum ser reaquecido quando em sobras. Mas ao esfriar, ou ao ser guardada na geladeira por um ou dois dias, elas podem realmente perder a sua qualidade alimentar. Assim sendo, começa a ser perigosa para o nosso corpo.
- Ovos
O ovo é considerado um dos melhores e mais completos alimentos do mundo. Podem ser consumidos fritos em óleo de coco ou melhor ainda, cozidos. Mas nunca reaqueça um ovo. Se colocados a altas temperaturas e reaquecidos, os ovos podem fazer muito mal mesmo. Mas somente o ovo puro, e não pratos preparados com ovos. 
- Frango
O frango estraga muito depressa. Muito cuidado com a pizza de frango que é deixada sobre a mesa durante a noite sem refrigeração, ela poderá estar contaminada se for consumida no dia seguinte. Se sobrar, guarde na geladeira e coma fria no dia seguinte. O mesmo vale para qualquer prato que usar pedaços de frango ou desfiado no preparo e não for consumido completamente na mesma refeição. Prefira consumir as sobras reformadas em algum tipo de salada. Não reaqueça, uma vez que a estrutura das proteínas muda
- Cogumelos
Os cogumelos não devem ser reaquecidos. É recomendável que os ingira diretamente após estarem prontos ou cozidos. Caso haja sobras, certifique-se de que irá consumi-los frios. Reaquecê-los poderá levar a problemas digestivos e até problemas de coração.
Você deve sempre verificar se o jantar que pretende aquecer é composto por sobras de qualquer um desses alimentos. 
Tenha sempre esta lista de alimentos em mente e evite problemas à sua saúde por causa de reaquecer, erradamente, as sobras de uma refeição.
Fonte: Dicas online TV 

2 comentários:

  1. o frango cozido desfiado, eu faço e congelo, e quando for comer coloco direto na panela, estou fazendo errado então??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode congelar sim, mas depois prefira comer frio ou em saladas. Cada vez que aquecer, vai diminuindo a qualidade da carne.

      Excluir

CALCULE GRÁTIS SEU IMC AQUI

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *